A Lipoaspiração é conhecida por sua versatilidade e abrangência, além de seus bons resultados. Quando falamos sobre a recuperação do contorno corporal após perda de peso ou gestação, sabemos que pode ser um processo difícil e que dietas e exercícios físicos nem sempre trarão o resultado esperado.
A indicação da Lipoaspiração pode ser uma boa alternativa.
O que é a Lipoaspiração?
O procedimento tem como objetivo reduzir gordura localizada de diferentes regiões a fim de restaurar o contorno corporal. As regiões que podem ser tratadas pela Lipoaspiração, são: braços, costas, coxas, tornozelo, papada, cintura e barriga.
Como é feita a Lipoaspiração?
A Lipoaspiração é iniciada por uma pequena incisão que permite a introdução de uma cânula e em seguida uma seringa que é conectada a esta cânula, possibilitando a aspiração da gordura. Um aspirador cirúrgico também pode ser utilizado. A quantidade de gordura aspirada não pode passar o limite de 5% em relação ao peso corporal.
Antes da introdução da cânula, é inserido um líquido estéril para que o sangramento e lesões sejam controlados.
As incisões são muito pequenas realizadas em locais escondidos, evitando a aparição de eventuais cicatrizes.
Pós-Operatório da Redução de Gordura Localizada
Dependendo do porte da lipoaspiração, será necessário um período de repouso.
Orienta-se o afastamento total das atividades durante os primeiros 5 dias. A partir deste período, o cirurgião dirá se será necessário adicionar alguns dias a mais de repouso.
Atividades físicas só serão permitidas um mês após a Lipoaspiração!
O surgimento de edema e inchaço são comuns, e desaparecem gradativamente até o final do primeiro mês após cirurgia. O resultado final aparece a partir do terceiro mês. A drenagem linfática é necessária para acelerar e melhorar o resultado final.
Manutenção dos Resultados da Lipoaspiração
O bom resultado dependerá da disciplina tanto imediatamente após cirurgia, quanto nos meses seguintes. Uma dieta balanceada atrelada a exercícios físicos fará diferença.
O procedimento para recuperação do contorno corporal demanda experiência, boas técnicas e preocupação com as expectativas do paciente: é um tratamento que, seguindo as recomendações pós-operatórias corretamente, será duradouro. Por isso, pesquise um bom médico registrado na SBCP!